É muito importante observamos as métricas para email marketing que algumas ferramentas nos fornecem para a tomada de decisões, logo, segue abaixo algumas dicas que podem ser úteis para você :
Dica 1 : Taxa de erros (Bounce Rate)
A taxa de erros nos informa a quantidade de mensagens inválidas que retornam a partir de um disparo. Elas podem ser classificadas como Soft Bounce (ou “Erros Leves” como “Caixa Postal Cheia” ou “Estou de férias”) ou Hard Bounce (ou “Erros Graves” como “Endereço de Email Inexistente” ou “Servidor Não-Encontrado”), portanto, esteja atento ao período em que a base de emails foi elaborada, pois quanto mais antiga ela for, maior a probabiliade dela ocasionar taxas de erro maiores.
Dica 2 : Taxa de abertura por domínio
Uma ferramenta de email marketing eficiente pode lhe oferecer esse tipo de relatório. Nesse caso, você pode perceber se um determinado domínio possui uma boa relação entre envio/entrega/leitura e presumir, por exemplo, se as mensagens estão sendo entregues no Lixo Eletrônico do destinatário ou simplesmente não estão sendo lidas e assim apagadas pelos mesmos.
Contudo, vale uma observação : apesar da existência de algumas soluções que prometem indicar, precisamente, se uma mensagem caiu ou não na pasta de Spam, não se pode afirmar com 100% de certeza essa constatação com as atuais ferramentas de email marketing disponíveis no marcado.
Dica 3 : Taxa de opt-out e reclamações contra o seu domínio
Esses fatores servem como um termômetro da sua frequência de envio de mensagens para a sua base de emails, logo, se a quantidade de opt-outs (descadastramento) ou de reclamações aumentarem, é sinal de que você precisa mudar a forma de comunicação com a sua base de emails.
Fonte : The Email Guide
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