quinta-feira, 9 de setembro de 2010

e-mkt (CTOR, CTR e ROI) – O que é e como medir cada um?

 

 

image O CTOR , CTR e o ROI são métricas, que devem ser analisadas nos resultados de um envio de email marketing. Após o envio de sua mensagem, você deve medir o retorno de cliques em relação a visualização da mensagem, os cliques em relação ao montante enviado e avaliar se todo resultado foi satisfatório comparando com o valor que foi investido na campanha.

Veja o que significa e como medir cada um:

O que é e como medir o Click to open rate (CTOR)?
O CTOR (Click to open rate) mede o retorno de cliques em relação a visualização da mensagem. É um indicador muito utilizado para medir o retorno da mensagem x o público que a recebeu. Pode ser usado para medir a compra pelo impulso, o interesse em aprofundar-se, a capacidade da mensagem em causar interação com o cliente.

De acordo com padrões internacionais, o CTOR é calculado da seguinte forma: total de visualizações únicas divididos por total de cliques únicos. Inclui apenas um clique e uma visualização de cada usuário.

Fórmula: CTOR= Cliques únicos x 100 ÷ Visualizações únicas

O que é e como medir o Clickthrough rate (CTR)?
O CTR (Clickthrough rate) mede o retorno de cliques em relação ao montante enviado. É um indicador muito utilizado para medir se, num geral, a ação decolou.

Para utilizar o CTR é preciso ter em mente a importância da qualidade da base de dados (número total de emails válidos) e o interesse desta base pelo assunto enviado (segmentação). Algumas empresas calculam o CTR de forma diferente, porém de acordo com os padrões internacionais a definição é a seguinte: Total de cliques divididos pelo número de emails enviados. Inclui múltiplos cliques de um único usuário.

Fórmula: CTR = Cliques x 100 ÷ Enviados

O que é ROI?
ROI é o cálculo realizado para obter o percentual de retorno sobre o investimento em uma determinada campanha de marketing.
A fórmula utilizada para cálculo do ROI é: [(lucro - Investimento) ÷ Investimento] x 100 = ROI

Onde: Lucro: (valor monetário) obtido com as conversões provenientes da campanha.
Investimento: (valor monetário) total investido na produção e divulgação da campanha.

Avalie todos os resultados e veja se suas campanhas de email marketing estão obtendo sucesso ou se está na hora de pensar em uma nova estratégia! Mudar a data e horário de envio da sua mensagem é uma boa técnica para testar como sua base de contatos vai reagir.

FONTE

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