Por DAN BANA
Vivemos hoje em um ambiente de WEB onde um click nos separa de múltiplas escolhas e análises do que consumir. A consciência do consumidor é outra. Os sites de busca fazem com que a concorrência esteja a um click de distância.
Isso é a transformação dos modelos de negócios que existiam até então. Empresas tem gasto cada vez mais para atrair o consumidor que acaba sendo fuzilado com milhares de informações em todo o tipo de mídia. Isso resulta em elaborarmos “filtros” para essas informações e focamos somente naquilo em que se encaixa no modelo de mundo que escolhemos.
A fidelidade do consumidor jamais esteve tão em baixa apesar dos investimentos crescentes em marketing e publicidade. As múltiplas opções e as práticas de alguns segmentos, combinados com essa crescente consiencia do consumidor fazem com que ele troque de fornecedor sem pensar muitas vezes. Por essa razão, só fara sentido investir na atração de novos clientes se você for capaz de proporcionar uma experiência única para esse consumidor, que transforme sua marca em algo permanente em sua memória.
Os novos clientes normalmente levam tempo para atingirem os mesmos numeros de compra de um cliente leal a sua marca / produto / serviço, e ainda assim, *os numeros de investimento entre ”atrair novos clientes” e “reter clientes” são muito favorável aos novos clientes apesar da queda dessa diferença nos ultimos anos. (*dados de pesquisa Nielsen Jul/09).
Clientes satisfeitos compram mais de sua empresa. Clientes que tiveram uma experiência “máxima” ainda contam para os amigos e parentes, resultando no “marketing viral” .
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